Berçário- Novo espaço: Acanto Baby

 

Para aquelas mamães que procuram um lugar para deixar seus filhos quando a licença maternidade vai chegando ao fim, você chegou ao lugar certo: Acanto Creche Escola. Nosso berçário ocupa um espaço de destaque em nossa escola. Temos profissionais altamente qualificados para oferecer o melhor desenvolvimento para seu filho. O trabalho do berçário  entende a criança como ser ativo ,que tem interesses e desejos próprios, possuindo autoria sobre as suas produções, como também oportunizar expressão e reflexão. Os centros de educação infantil são espaços privilegiados de construção de conhecimento e desenvolvimento. Compartilhamos com as famílias a responsabilidade pelos nossos pequenos, através da dimensão educativa e da dimensão do cuidado contribuímos com o crescimento dos nossos alunos. A rotina na creche consiste em receber nossos alunos com alegria, amor e muita atenção, para que nossos pequenos se sintam sempre bem e felizes, pois para se ter uma boa formação é preciso transmitir confiança para que a turma do berçário passe adiante já confiante, pois além do prazer que elas experimentam, a relação com as educadoras é muito interessante para o desenvolvimento das crianças, consistindo em importantes momentos de estímulos e diálogos para com elas, e assim permitindo que elas se expressem de maneira natural, e através das músicas conseguimos de forma simples nomear partes do corpo e assim estimular através do toque, dentre outros estímulos como fala, percepção espacial e coordenação motora, afinal, muitos dão aqui seus primeiros passinhos...

As propostas de trabalho devem levar em conta as necessidades infantis e os limites das crianças. A metodologia adotada pela Acanto é a de projetos, partimos da  curiosidade e dos interesses das crianças para planejar o trabalho pedagógico. Como diz Drumonnd, um espaço de educação infantil deve ser um lugar onde a criança pode crescer sem deixar de ser criança, onde se descobre (e se conhece) o mundo através do brincar, das relações mais variadas com o ambiente, com os objetos e as pessoas, principalmente entre elas: as crianças.

As seis propostas para o próximo milênio deixadas por Ítalo Calvino (1994) podem com certeza ser uma grande e profícua fonte de inspiração para os adultos que assim também desejam e pretendem construir uma pedagogia para a educação infantil das novas gerações: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade, consistência. Acreditamos que o conhecimento de uma criança é construído em movimento de idas e vindas, portanto, é fundamental que os professores assumam seu papel de mediadores na ação educativa. Mediadores que realizam intervenções pedagógicas no acompanhamento da ação e do pensamento individualizado infantil. Assim nesse processo, toda a equipe escolar, como professoras (es), auxiliares, direção, coordenação pedagógica, equipe de apoio e administrativa, crianças e responsáveis devem sentir-se comprometidos com este desenvolvimento. O Berçário é o momento de ingresso da criança na vida social e educativa.

Sejam sempre bem vindos a nossa grande família!

Raquel Rosa
Diretora Pedagoga e psicopedagoga
Acanto Creche Escola