Educação Infantil

A escola sozinha não é a responsável pela formação da personalidade, mas tem papel complementar ao da família. Por mais que a escola infantil propicie um clima familiar á criança, ainda sim é apenas uma escola.

A escola oferece condições de educação muito diferentes das existentes na família. A criança passa a pertencer a uma coletividade, que é sua classe, sua turma, sua escola. É um crescimento em relação ao “eu” de casa, pois ali ela é praticamente o centro. Ser tanto luz quanto mariposa, general e soldado, pai e filho possibilita grandes aprendizados às crianças.

A escola também oferece atividades específicas de acordo com as idades das crianças, o que não acontece em casa, onde se vive conforme cada um pode e consegue o que se chama vida familiar.

Portanto, para que os pais possam conhecer realmente seu filhinho é importante estar bem informados de seu comportamento na escola.

Embora não seja de sua competência, muitas vezes a escola pode orientar os pais a superar dificuldades domésticas com o filho. Muitas escolas, por lidar com um grande número de crianças, tem mais experiência de cada um de seus aluninhos que os pais.

A voz da experiência da escola, bem ouvida, pode ser bastante útil num momento em que a família está totalmente perdida sobre a maneira como deve prosseguir com a criança.

Se todos os pais soubessem dessa possibilidade de ajuda e  tivessem a sabedoria de procurar a escola, muitos conflitos, desajustes relacionais, problemas de juventude, migrações e dificuldades escolares seriam , sem dúvida,  resolvidos a tempo.

A escola ao perceber qualquer dificuldade na criança, também pode chamar os respectivos pais e implantar a “educação a seis mãos”. Juntos, pais e escola podem combinar os critérios educativos, levando em conta as duas mãos- a do coração ( afeto e sentimentos) e a da razão (pensamento) - dos três personagens mais importantes da educação da criança: a mãe, o pai e a escola.

Texto extraído do livro "Quem ama , Educa!" de Içami Tiba*

Raquel Rosa
Diretora Pedagoga e Psicopedagoga

A escola percebe na criança facilidades, dificuldades e outras facetas que em casa não serão observadas, muito menos avaliadas.

* Içami Tiba é psiquiatra e psicodramatista há 34 anos, com mais de 71 mil atendimentos psicoterápicos; conferencista com mais de 2.500 palestras proferidas no Brasil e no exterior e escritor com mais de 600 mil exemplares vendidos em treze títulos publicados.